XIV Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior
  
 

Belo Horizonte, 07 de janeiro de 2011

 
 

Prezado(a) Senhor(a), 

          A CONSAE realizará, em Belo Horizonte, no Royal Golden Hotel, nos dias 7 e 8 de novembro de 2011, o XIV Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior.
O Curso apresentará as normas em vigor para o registro de diplomas e discutirá suas limitações para o adequado processamento das inovações realizadas na área acadêmica dos cursos superiores.
          Ainda que a maioria das mudanças em curso seja do conhecimento dos professores e técnicos que trabalham na administração, acompanhamento e controle da vida acadêmica, bem como daqueles que são responsáveis pela elaboração e registro de diplomas e certificados, esses atores estão, cada dia mais, tendo que responder a novas demandas, desdobramentos administrativos das mudanças ocorridas na esfera acadêmica dos cursos. Essas alterações, substantivas, até o momento não têm levado em consideração os impactos que produzem nos setores responsáveis pela administração e registro dos fatos da vida escolar e de seus títulos. Na prática cotidiana das IES os setores de controle acadêmico e de elaboração e registro de diplomas passam a ter que responder às novas situações sem a existência de regulamentação clara, o que tem gerado muita perplexidade e confusão, além de respostas diversas para questões semelhantes.
          Neste Curso pretende-se discutir e analisar os principais problemas enfrentados pelas instituições nessa área e, também, propor medidas de cunho administrativo/normativo que permitam aos setores de acompanhamento, controle e registro da vida escolar do aluno, bem como daqueles voltados para a elaboração e registro de diplomas e certificados, adequar-se para atender às novas exigências normativas para o ensino superior.
 

PÚBLICO ALVO:

·  responsáveis e funcionários do setor de registro de diplomas de universidades e centros universitários;

·  responsáveis e funcionários do setor de elaboração de diplomas de Instituições Isoladas de Ensino Superior;

·  funcionários de outros setores envolvidos com o assunto.

 

OBJETIVOS:

·  avaliar o impacto das novas normas para o ensino superior nos setores responsáveis pelo registro acadêmico e pela elaboração e registro de diplomas e certificados;

·   levantar os problemas centrais atualmente existentes no setor de elaboração e registro de diplomas e certificados;

·  conhecer e comparar modelos adotados por universidades públicas (que tradicionalmente realizavam o registro de diplomas), de universidades privadas e de centros universitários (aqueles que já estejam realizando o registro de diplomas) com aqueles adotados pelas IES em que trabalham;

·  propor às instâncias administrativas das IES sugestões de normas que visem facilitar e aperfeiçoar o trabalho de acompanhamento e registro da vida escolar do aluno e do registro de diplomas e certificados.

     Na educação superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infra-estrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente, é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle.

     Preparado pela Equipe da CONSAE, sob minha coordenação, o XIV Seminário sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior está estruturado para permitir ampla troca de informações entre os participantes e entre esses e a coordenadora.

 

METODOLOGIA:

O Curso está organizado em torno de três eixos: Legislação e Jurisprudência; Relatos e Análise de Modelos e Mudanças Necessárias e como Realizá-las. A maior parte da carga horária será destinada à discussão de problemas inspirados em fatos da realidade, na busca de formas de encaminhamento e de soluções que respondam às necessidades reais dos participantes.

Pretende-se que, ao final do Curso, os participantes tenham “validado” um conjunto de modelos e sugestões que possam constituir um referencial a ser encaminhado para apreciação dos órgãos superiores de sua instituição de ensino e, se aprovado, adotado como regulamentação para os procedimentos relacionados à elaboração do processo e do registro de diplomas e certificados.
 

 PROGRAMA:

1.   A legislação aplicável. Jurisprudência

2.   Elaboração de processos para encaminhamento ao registro e procedimentos de registro de diplomas e certificados

ü        Reconhecimento e renovação de reconhecimento

ü        Colação de Grau

ü        Requerimentos

ü        Histórico Escolar

ü        Diploma

ü        Apostilamento

ü        Segunda Via

ü        Certificados

ü        Modelos

3.   Revalidação de diplomas de graduação expedidos no estrangeiro

4.   Reconhecimento de diplomas de pós-graduação expedidos no estrangeiro

5.   Documentação. Arquivamento. Guarda

6.   Sistemas Informatizados. Digitalização. Certificação Digital

 
 

XIV Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das IES

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais
LOCAL: Centro de Eventos do Royal Golden Hotel
Rua Rio Grande do Norte, 1015 – Savassi – Belo Horizonte/MG
PERÍODO: 07 e 08 de novembro de 2011 - CARGA HORÁRIA: 16 horas
HORÁRIO DAS AULAS: das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas

 

 
 

Informações adicionais

Aos interessados em participar deste curso, informamos:

·        O XIV Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior será realizado no Royal Golden Hotel, à Rua Rio Grande do Norte, 1015 – Savassi – Belo Horizonte – MG.

·        As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pelos telefone (31) 2101-0000. Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.royalhoteis.com.br/golden/golden.html

·         O valor da inscrição por participante, incluindo as apostilas básicas e almoço, é de R$2.440,00 para inscrições efetivadas até 28 de outubro e R$2.928,00 para inscrições efetivadas a partir dessa data.

·        O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito, empenho ou boleto no Banco Itaú S/A, Agência 0590, Conta 37.100-1, em nome de CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, CNPJ 19.234.285/0001-53, descontando-se do valor total da inscrição, no caso de pessoa jurídica, para valores até R$ 5.000,00, 1,5% (um e meio por cento), relativo ao imposto de renda retido na fonte.

·         As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário próprio (anexo) e devem ser encaminhadas juntamente com o comprovante de depósito bancário pelo fax (31) 3494 3011 ou pelo e-mail: cursos@consae.com.br. Podem ser feitas ainda pela Internet, em nosso site, ou correio, via SEDEX ou registrado simples. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito ou pagamento do boleto bancário e que não receberem a confirmação da mesma pela CONSAE.

·         Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, Rua Alfredo Guzella, 85 – Planalto – Belo Horizonte/MG – CEP: 31720-545.

·         Não estão incluídas no preço da inscrição as despesas com transporte, estada, alimentação, etc., que ficam por conta do participante.

·         A CONSAE reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.

Teremos grande prazer em recebê-lo(a).

 

 

Cordialmente,
Carlos Magno

Departamento de Cursos

Rua Alfredo Guzella, 85 - Planalto - Belo Horizonte/MG - (31) 3494 3011
www.consae.com.br - consae@consae.com.br

 

 

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Tel.: [55] [31] 3494-3011
Rua Alfredo Guzella, 85
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