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Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012

Prezado(a) Senhor(a),

 

A CONSAE realizará, em Belo Horizonte, no Hotel San Diego, nos dias 22 e 23 de outubro de 2012, o 16º Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior.


O Curso apresentará as normas em vigor para o registro de diplomas e discutirá suas limitações para o adequado processamento das inovações realizadas na área acadêmica dos cursos superiores.


Ainda que a maioria das mudanças em curso seja do conhecimento dos professores e técnicos que trabalham na administração, acompanhamento e controle da vida acadêmica, bem como daqueles que são responsáveis pela elaboração e registro de diplomas e certificados, esses atores estão, cada dia mais, tendo que responder a novas demandas, desdobramentos administrativos das mudanças ocorridas na esfera acadêmica dos cursos. Essas alterações, substantivas, até o momento não têm levado em consideração os impactos que produzem nos setores responsáveis pela administração e registro dos fatos da vida escolar e de seus títulos. Na prática cotidiana das IES os setores de controle acadêmico e de elaboração e registro de diplomas passam a ter que responder às novas situações sem a existência de regulamentação clara, o que tem gerado muita perplexidade e confusão, além de respostas diversas para questões semelhantes.

 

Neste Curso pretende-se discutir e analisar os principais problemas enfrentados pelas instituições nessa área e, também, propor medidas de cunho administrativo/normativo que permitam aos setores de acompanhamento, controle e registro da vida escolar do aluno, bem como daqueles voltados para a elaboração e registro de diplomas e certificados, adequar-se para atender às novas exigências normativas para o ensino superior.
 

PÚBLICO ALVO

- responsáveis e funcionários do setor de registro de diplomas de universidades e centros universitários;

- responsáveis e funcionários do setor de elaboração de diplomas de Instituições Isoladas de Ensino Superior;

- funcionários de outros setores envolvidos com o assunto.

OBJETIVOS

- avaliar o impacto das novas normas para o ensino superior nos setores responsáveis pelo registro acadêmico e pela elaboração e registro de diplomas e certificados;

- levantar os problemas centrais atualmente existentes no setor de elaboração e registro de diplomas e certificados;

- conhecer e comparar modelos adotados por universidades públicas (que tradicionalmente realizavam o registro de diplomas), de universidades privadas, de centros universitários e de institutos federais (que já realizam o registro de diplomas) com aqueles adotados pelas IES em que trabalham;

- propor às instâncias administrativas das IES sugestões de normas que visem facilitar e aperfeiçoar o trabalho de acompanhamento e registro da vida escolar do aluno e do registro de diplomas e certificados.


Na educação superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infra-estrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente, é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle.


Preparado pela Equipe da CONSAE, sob coordenação da Prof.ª Abigail França Ribeiro, o 16º Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior está estruturado para permitir ampla troca de informações entre os participantes e entre esses e a palestrante.

METODOLOGIA


O Curso está organizado em torno de três eixos: Legislação e Jurisprudência; Relatos e Análise de Modelos e Mudanças Necessárias e como Realizá-las. A maior parte da carga horária será destinada à discussão de problemas inspirados em fatos da realidade, na busca de formas de encaminhamento e de soluções que respondam às necessidades reais dos participantes.


Pretende-se que, ao final do Curso, os participantes tenham “validado” um conjunto de modelos e sugestões que possam constituir um referencial a ser encaminhado para apreciação dos órgãos superiores de sua instituição de ensino e, se aprovado, adotado como regulamentação para os procedimentos relacionados à elaboração do processo e do registro de diplomas e certificados.
 

 

PROGRAMA


1. A legislação aplicável. Jurisprudência
2. Elaboração de processos para encaminhamento ao registro e procedimentos de registro de diplomas e certificados

- Reconhecimento e renovação de reconhecimento
- Colação de Grau
- Requerimentos
- Histórico Escolar
- Diploma
- Apostilamento
- Segunda Via
- Certificados
- Modelos

3. Revalidação de diplomas de graduação expedidos no estrangeiro

4. Reconhecimento de diplomas de pós-graduação expedidos no estrangeiro

5. Documentação. Arquivamento. Guarda

6. Sistemas Informatizados. Digitalização. Certificação Digital
 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O 16º Curso sobre Processo e Registro de Certificados e Diplomas das Instituições de Ensino Superior será realizado no Hotel San Diego, à Avenida Álvares Cabral, 1181 – Lourdes – Belo Horizonte – MG.

As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pelos telefone (31) 3339.3000. Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.hoteisarco.com.br/pt/ht_sandiego_bh.php

 O valor da inscrição por participante, incluindo material, almoços, coffee breaks e certificados, é de R$3.150,00.

 

O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito, empenho ou boleto no Banco Itaú S/A, Agência 0590, Conta 37100-1 em nome CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais Simples Ltda., CNPJ 19 234 285/0001-53, descontando-se do valor total da inscrição, no caso de pessoa jurídica, para valores até R$ 5.000,00, 1,5% (hum e meio por cento), relativo ao imposto de renda retido na fonte.

 

As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário próprio (anexo) e devem ser encaminhadas juntamente com o comprovante de pagamento pelo fax (31) 3494 3011 ou pelo e-mail: cursos@consae.com.br. Podem ser feitas ainda pela Internet, em nosso site, ou correio, via SEDEX ou registrado simples. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito ou pagamento do boleto bancário e que não receberem a confirmação da mesma pela CONSAE.

 

Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, Rua Alfredo Guzella, 85 – Planalto – Belo Horizonte/MG – CEP: 31720-545.

 

No valor da inscrição estão incluídos material, almoços, coffee breaks e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.

 

A CONSAE reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.

 

Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de inicio do evento.

 

Teremos grande prazer em recebê-lo(a).

 

Cordialmente,

Carlos Magno

Departamento de Cursos

 

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